quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Tempos Modernos?!





Tempos modernos?
Tereza Cristina
          Uma sociedade que não internaliza valores de civilização que assegurem a convivência harmônica entre todos está fadada ao retrocesso. Falta-lhe o espírito humano e a sensibilidade do Ser. Poderá até progredir economicamente, mas sucumbirá espiritualmente.
           A organização social compreende interrelações humanas que são permeadas de crenças e expressões de pensamentos. Tudo ocorre em construção que necessita de espaço e de tempo e se dá pela assimilação, compreensão e aplicação do conhecimento historicamente acumulado. Cada contexto retrata nos indivíduos sua forma de compreensão de vida, de mundo.
          O descaso histórico de políticas públicas nos aspectos educacionais fortalece nas pessoas atitudes grosseiras e animalescas que se tornam hábitos e costumes considerados naturais. Exceção será o modo educado de conduzir o comportamento dos que, se baseando no respeito ao próximo, demonstre uma atitude solidária sem que para isso esteja participando de alguma campanha filantrópica de cunho religioso ou social.
           Há, portanto, uma inversão de conceitos do 'certo' e do 'errado' que se estabelece na medida em que as mentes vão se solidificando e, como consequência pouco a pouco se atrofiam condensando sua própria visibilidade até que, de tão pesadas, não se sustentam mais em suas próprias cabeças, necessitando assim, de ideias alheias para sua devida manipulação.
          Diante disso, entendemos que situações desfavoráveis à humanização transformam o homem em objeto e coisifica seu estar no mundo favorecendo assim a alienação do homem enquanto Ser.
         Tais observações parecem nos servir como análise do comportamento social dos cidadãos. E, a tentativa de questionamentos sobre a aceitação dessa desumanização provoca em nós uma reflexão sobre a condução que estamos dando à nossa sociedade no tocante à preservação de princípios norteadores de condutas humanas.

Nenhum comentário: