sábado, 30 de setembro de 2017















Por ocasião da posse de Walter Pinheiro Noronha na Academia Itabaianense de Letras,
fui solicitada por ele a colocar letra em uma das músicas de autoria do seu patrono, Boanerges de Almeida Pinheiro, que também é nosso avô.

Honrada pela atribuição a mim conferida pelo primo, busquei as partituras no acervo da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, da qual meu avô fez parte, para escolher a que mais se adequaria  a uma possível inspiração.

Para mim foi uma sensação de orgulho, ao mesmo tempo a consciência de que seria uma grande responsabilidade travar uma parceria com um músico sem ter a possibilidade de saber sua opinião a esse respeito. Confesso que não foi uma tarefa simples. No entanto foi singular em minha vida. Durante três dias não sosseguei até terminar de letrar a "Valsa - Eurides da Silva", escolhida pelo critério da sensibilidade e empatia com a história da referida música, que foi uma composição feita pelo meu avô em homenagem ao nascimento de uma filha do Maestro Antônio Silva, de quem era muito amigo.

Ao som da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, o então estudante de Canto Lírico pela UFBA, Jackson Trindade, encantou a todos os presentes, emprestando sua voz e sua Arte para render homenagem ao Patrono do acadêmico da noite, em um ambiente permeado de familiares dos dois.

No recinto da Câmara de Vereadores de Itabaiana, entre aplausos e lágrimas, vivi um dos mais lindos momentos, o qual poderia classificar como uma ponte entre o passado e o presente da família do homenageado e de fortalecimento dos laços entre os seus descendentes que ali se encontravam.





Eis então, como ficou a letra:

     Valsa - ‘Eurides da Silva’
 (in: Vida-Lida. Tereza Cristina Pinheiro Souza)

Colori de amor...
... De amor e honradez...
Eis a tela que fiz junto a vocês!
Sempre acreditei que a vida é assim:
Uma doce canção
E que não tem fim.

Valsa que compus,
Gravando em meu coração
Desejos de viver
Com marcas de justiça e fé.
Caminhando, ao som,
Sem deixar de ouvir...
É, a vida, o maior concerto!
Mistérios hão de existir...

Os porquês da vida
Não impedem ninguém de viver feliz...
Basta construir com amor e fé
E a certeza de que
Somos criaturas
Que nasceram para, juntas, viver a Paz!
Basta fazer o bem.
O bem... E nada mais!