terça-feira, 29 de junho de 2021

O ‘Pedro ‘ em nós

                   (Batismo de Paulo)                             (Túmulo de Pedro)
 

O ‘Pedro ‘ em nós

(Tereza Cristina)


 Não é senão o nosso coração quem tem as chaves das portas para onde quer que desejemos ir!
Frente à resposta da pergunta de Jesus: “Que dizem os homens que eu sou?”, Pedro e Paulo se revelaram Apóstolos com diferentes perfis. O primeiro pescando almas humanas e o segundo anunciando o evangelho de Cristo.
Paulo  mesmo tendo nascido em Tarso foi criado em Jerusalém, recebeu uma educação esmerada "aos pés de Gamaliel" que é considerado um dos maiores professores nos anais do Judaísmo, um dos grandes mestres da Lei na época.
Pedro era um homem humilde, um simples pescador, sem o conhecimento das letras. Porém, Simão Pedro, respondendo a pergunta de Jesus sobre “Que dizem os homens que eu sou?”, disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja e as portas do Hades (do mal) nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus". Jesus, para designar todo o poder do Mal usou o termo "portas", da mesma forma o Reino de Deus tem portas, na sequência Pedro recebe suas chaves. É por esta razão que Pedro é geralmente representado com chaves na mão e como porteiro do Paraíso.
Os dois pilares da fé Cristã nos remete ao contexto atual de maneira a perceber que se em Paulo (que nos dá o primeiro relato escrito do que é ser cristão e da espiritualidade cristã) há um despertar da Consciência Crística pela razão, pelo conhecimento, em Pedro, essa mesma consciência se desperta pelo coração, pela intuição, pelo amor de Deus.
Assim, essencialmente, não é senão o nosso coração quem tem as chaves das portas para onde quer que desejemos ir!