sábado, 27 de outubro de 2018

A maior conquista das Eleições 2018






















A maior conquista das eleições de 2018
Tereza Cristina Pinheiro Souza
Quem somos nós, os brasileiros? Somos uma Nação que ainda se constrói. Após quinhentos anos, começa a se conhecer melhor. Em plena adolescência, se mostra irreverente, inquieta, cheia de ideais. Mas, já apresentando características marcantes na sua personalidade enquanto Nação. 
 A alma brasileira é linda! Ela está no diverso, na alegria, na solidariedade, na busca do melhor para todos, e não para apenas alguns poucos. Que a expressão da opção do voto seja considerada como direito e não como um afronta ao poder.
 Nestes 2018 fui uma brasileira sensível e me envolvi. Não tive a oportunidade de presencialmente participar de nenhum movimento. Mas ximei virtualmente, (risos). Foram os vários momentos que me emocionei; que nos meus sessenta anos de vida, percebi a trajetória da minha construção de gente. E conclui que adquiri uma consciência educadora capaz de me deixar perceber o que de fato me representa. Tenho orgulho dessa descoberta. Sou de uma geração de Pedagogos Freirianos. De professores que, conforme José Carlos Libâneo, ultrapassaram a visão de mundo no que se refere ao ensino como apenas um instrumento de transmissão do conhecimento historicamente acumulado e reconheceu a importância de favorecer a dialética nas aulas como um caminho para a formação do senso crítico. Então me reportei ao estigma do termo “Escola sem partido”. Como entender que essa metodologia é partidarizar a Escola? Não é não! É ajudar na humanização, na construção do ser humano que cada aluno processa durante a frequência escolar.
E, nos vários movimentos, me vi representada na medida em que não conseguirei mais voltar pra caverna e viver como se a vida fosse o que não é.
No mais, quero parabenizar as pessoas de todas as cores, de todos os credos, de todas as classes, de todos os cantos deste país que vivenciaram este tempo com a esperança de quem esteve contribuindo para a democracia ser fortalecida. Confesso que por vezes tive vontade de ser cidadã de outros ares. Mas, uma vez li em algum lugar que devemos florescer onde Deus nos plantou.
A verdade é que de tudo nestas eleições o mais bonito foi o movimento de pessoas que baseadas nas suas crenças, foram atores de uma parte de nossa história. Lindo movimento que traz consigo a certeza de quem não se pode pensar nunca mais em povo sem vez nem voz.
Que o Universo conspire a nosso favor, a favor da liberdade e do sorriso da Nação mais bonita do mundo: BRASIL!
Que essa seja a nossa maior conquista!

Nenhum comentário: