sábado, 29 de fevereiro de 2020

Para além da mera informação


Para além da mera informação
Tereza Cristina

O nosso Planeta virou uma grande Aldeia quando as informações passaram a acontecer em tempo real diminuindo as distâncias entre os povos. Podemos assim constatar esse lado bom no uso da tecnologia para a vida humana.
Diante disso, obtivemos o conhecimento das diversidades culturais. A partir desse conhecimento, temos a possibilidade de romper limites no modo de viver e pensar. Temos a condição de ampliar nossa visão de mundo e compreender as diferenças existentes. Apesar de essas diferenças parecerem estranhas ao nosso olhar individualista no primeiro momento, posteriormente, compartilhadas com afeto, convergem para um ponto comum: a essência do Ser.  
Como Ser inteligente, emotivo, pensante e sensível, o homem consegue encontrar na humanidade o que mais lhe aproxima dos demais, independente de espaço ou de tempo. Encontra-se no que é universal na vida humana. Descobre-se humano e que apenas isto lhe iguala às  pessoas que vivem e convivem buscando a felicidade. Que para sobreviver, procuram aprender a superar possíveis dificuldades que normalmente são objeto de estudo, transformando em conhecimento historicamente acumulado e transmitido para as gerações seguintes.
Esse percurso de evolução humana, construído ao longo do tempo, nos trouxe grandes avanços científicos e tecnológicos. Entretanto, não conseguiu anular a sua fragilidade perante a grandiosidade da Natureza e do funcionamento do Universo.
O exemplo disso tem a espera de fenômenos previstos pela meteorologia que deixam o mundo em alerta e todos apreensivos.
O que poderia ter sido apenas uma notícia na tela da TV ou nas diversas postagens das redes sociais da internet, passou a ser visto com os olhos do coração, promovendo um sentimento geral de solidariedade.
 Saber dos acontecimentos ocorridos em lugares distantes através de noticiário da TV tem um efeito emocional bem parecido com o de um roteiro de filme. O sofrimento ou a alegria humana ganha semelhança a uma ficção, embora também proporcione emoções do outro lado da telinha. Todavia, quando os acontecimentos são transmitidos ao vivo e descritos não com uma versão jornalística, mas no modo original, com palavras ditas pelos próprios personagens, conseguem chegar não como notícia, mas como relato de vida real.
Assistir vídeos que registram o fato em tempo real nos dá a sensação de estarmos vivendo a mesma condição. As reações consequentes do medo do desconhecido, da imprevisibilidade da Natureza, nos causa um sentimento com intensidade aproximada às situações de fato vividas.
Em meio às incertezas e aos temores nasce um jeito novo de estar no mundo. Mais que uma simples comunicação que encurta distâncias, a tecnologia utilizada pela rede de computadores interligados e que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo é uma maneira nova de promoção humana entre seus usuários.
                                                                                                              

Nenhum comentário: