segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Festas, Fotos e Fatos por Abraão Crispim                                                       

Tereza Cristina

Imagino a grata surpresa de quem recebia um convite para participar das festas produzidas por Abraão:
“Acabo de receber um convite para participar do baile das debutantes! “
“E eu, recebi um convite para o baile das personalidades do ano!”
Quem não gostava de receber um convite desses?!
Tais convites eram motivo de festas, que celebravam socialmente Pessoas.
Funcionavam como Ritos de Iniciação para o pequeno mundo da Itabaiana de então.
As meninas que completavam quinze anos se apresentavam com estilo no baile de debutantes. As personalidades do ano, eram profissionais de destaque ou graduados nas diversas áreas.
Havia um requinte natural naquelas celebrações.
A alegria nascia do reconhecimento e da apresentação dos participantes à sociedade que a partir dali, tornavam-se referências e motivavam os jovens de uma época sem redes sociais virtuais.
Eram tempos de “olhos nos olhos”!
Na pequena Associação Atlética de Itabaiana, ainda com sede no antigo prédio da Praça Fausto Cardoso, se aglomeravam debutantes, familiares, personalidades e sócios em geral para vivenciar uma noite de gala todas as vezes que uma dessas celebrações acontecia. Isso era o bastante para toda cidade se mobilizar em torno do mesmo assunto. Como não podia deixar de ter, comentários gerais aplaudiam ou questionavam os escolhidos. Curiosos que não frequentavam as festas punham-se na porta do Clube para ver de perto o desfile de entrada das moças que acompanhadas de seus respectivos pares adentravam no recinto social e brilhavam por uma noite como se fossem cinderelas e ganhadores do Oscar Itabaianense.
A pureza dos eventos dava um toque de magia e encantava à todos que não satisfeitos de apenas participar do acontecimento, como forma de registro, guardavam recortes do Jornal “O Serrano”, um informativo que circulava na época.
Dos bailes de debutantes, nasceram namoros, casamentos... E dos bailes das personalidades, surgiram grandes oportunidades profissionais. A vida monótona da cidade passava por um reboliço pelo movimento que aparentemente era apenas de entretenimento, mas, com a visibilidade das pessoas, trazia em si conhecimentos mais oportunos que tinham o caráter de interações socioculturais. De fato, havia um credenciamento social para com os que participavam.
Foi assim que Abraão Crispim na condição de Jovem sonhador desempenhou as funções de Jornalista e de Promoter, contribuindo para o envolvimento das pessoas com o contexto sociocultural de nossa cidade, escrevendo nela uma página histórica através dos bailes de Debutantes e de Personalidades e do Jornal “O Serrano”.




Nenhum comentário: